Normas para Apresentação dos Trabalhos

 

SESSÃO ORAL

Cada sessão oral comportará até cinco trabalhos e cada autor disporá de no máximo 15 minutos para apresentação. Durante toda a sessão haverá membros da Comissão Avaliadora para comentar as principais questões levantadas, procurando fazer uma articulação da Extensão, com o Ensino e a Pesquisa. Ao final das apresentações haverá um espaço de 15 minutos para debate com o público presente. É importante a permanência de todos até o término da sessão, para enriquecimento do debate.

Equipamentos disponíveis: Em todas as salas estará disponível para as apresentações projetor multimídia (data show) com microcomputador. Os arquivos devem ser salvos em ppt ou pptx.

 

Para melhor organização, informamos que o trabalho deverá ser entregue ao Coordenador da Sessão, em meio digital, até 20 minutos antes do horário do início da apresentação, para ser gravado no computador que servirá ao evento.

  

SESSÃO PÔSTER ELETRÔNICO (e-pôster)
Este ano os trabalhos aprovados na modalidade pôster serão apresentados no formato eletrônico (e-pôster), conforme o modelo disponibilizado pelo site do Congresso. Os autores dos trabalhos deverão acessar o sistema e anexar um arquivo com a apresentação do mesmo em formato PowerPoint (PPT). Cada trabalho terá 1 Slide para colocar seu conteúdo, perfazendo um total de 10 min. Os trabalhos serão apresentados na forma oral/visual pelo relator, em local destinado para o agrupamento de e-pôsteres. Os relatores serão informados sobre o dia, a hora e o número da televisão em que seu e-pôster será projetado em uma grade de apresentação que será disponibilizada no site do Congresso.

Os e-pôsteres devem ser elaborados rigorosamente dentro das normas e configurações a seguir:


1. Os pôsteres deverão conter os seguintes tópicos de identificação:

 • Título

• Autores

• Centro/unidade/departamento

• Área temática

• O trabalho propriamente dito (introdução, objetivos, público alvo, metodologia, resultados já alcançados e situação atual do projeto). Podem também ser incluídos gráficos e fotos; Apoio/Parcerias (no final do pôster fazer uma barra de 4 a 5 cm indicando os apoios, financiamentos e parcerias). Por exemplo: Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX / UFRJ; Programa de Extensão Universitária – PROEXT/SESu/MEC; FAPERJ; instituições públicas e privadas, movimentos sociais, ONGs, OSCIPs, outros).

 

2. Usar o formato de arquivo PowerPoint (PPT) -[ver modelo - clique aqui];

- Configuração de Tamanho de página: 14,29cm x 25,40cm (largura x altura);

- Slides dimensionados para: Apresentação na tela (16:9);

- Orientação de página: Retrato;

- Tipo de fonte e tamanho de letra: Times New Roman, tamanho mínimo 14;

- É permitida a utilização de imagens e gráficos.

 

Orientação para configuração de página do arquivo PowerPoint (PPT)

configuração e-poster

 

 

UFRJ 10º Congresso de Extensão da UFRJ - 2013
Desenvolvido por: TIC/UFRJ